sexta-feira, 22 de julho de 2011

O novo fenômeno do Marketing Esportivo

O Brasil acompanha o surgimento de um novo fenômeno de mídia e um craque em campo. Com apenas dois anos de carreira profissional e 19 anos de idade, Neymar já coleciona prêmios e títulos, entre eles a importantíssima Libertadores da América, e a titularidade na seleção brasileira.

Alem de vitórias, o jogador tem aumentado consideravelmente a quantia gerada com sua imagem. Dono de um carisma que cai nas graças de adolescentes, seu visual excêntrico, frases de efeito e habilidade em campo, Neymar consegue atingir todo tipo de público, dos mais novos aos mais velhos, homens e mulheres.


Esta amplitude que Neymar atinge cai no gosto também das empresas que visam atingir um maior público ou rejuvenescer a imagem de sua marca. Hoje ele conta com nove patrocínios pessoais: Nike, Red Bull, Panasonic, Nextel, Ig, Tenys Baruel e mais recentemente: Ambev, Lupo e Ministério do Turismo. Com a Nike, por exemplo, seu contrato irá até 2022.


Apesar de toda fama no Brasil e o constante assédio de clubes europeus, Neymar ainda não tem o reconhecimento midiático fora do país. Se hoje ele ganha uma cifra considerável das empresas que o patrocinam, uma possível saída para a Europa aumentaria sua visibilidade e abririam melhores oportunidades.


Para a Copa 2014, com Neymar protagonista, deve-se ter um cuidado com a imagem do atleta. Se hoje, sem um evento esportivo mundial Neymar já conta com diversos patrocinadores, a aproximação das Olimpíadas de Londres e a Copa no Brasil, sua valorização pode ter efeito contrário.


Quem não se lembra de Ronadinho Gaúcho em 2006? No ano da Copa, Ronaldinho era rosto de mais de 20 produtos, deixando sua imagem desgastada, cansativa. Com a péssima campanha na Copa, o investimento em sua imagem não foi positivo no médio e longo prazo.


A grande difereça de Neymar é o staff que acompanha o jogador em todos os segmentos. A única preocupação do jogador é treinar e corresponder em campo, que fora dele, sua equipe dá conta. Destaque para o trabalho feito na internet. Twitter influente, site reformulado, grande interatividade com os fãs do jogador, estes fatores acabam agregando valor a sua imagem. Neymar está presente em todos os segmentos esportivos, e melhor ainda, com muita qualidade.


Dono da mídia esportiva, nove patrocínios e o maior salário do país, que juntos somam quase R$ 1,5 milhão por mês, dono da camisa 11 da seleção, presença garantina na próxima Copa e futuro pai,  atributos impensáveis para um garoto de apenas 19 anos. Após Ronaldo iniciar o desenvolvimento do marketing esportivo no futebol brasileiro, hoje, chegou a vez de Neymar Júnior.

Fonte: Yahoo Esportes.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blog's de Alunos

Você acha que o AUMENTO DAS MENSALIDADES na FCS condiz com a estrutura do curso que ela oferece?

Seguidores

Vamos jogar?




nível 0 -- o Computador é completamente tonto.
nível 1 -- O Computador é mais esperto.
nível 2 -- Você pode conseguir ganhar (somente se você começar).
nível 3 -- O Computador NÃO perde.

Postagens mais lidas no Blog

Divulgue este blog em seu site

Turma de Jornalismo da FCS

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP