terça-feira, 30 de agosto de 2011

Festa do Meio - I Virada Cultural da Ilha de Itaparica

Em sua terceira edição, a Festa do Meio oferece um formato intenso com diversas manifestações culturais. O evento realizado na Ilha de Itaparica, será um ótima oportunidade para quem é ávido por cultura, já que, a proposta é a realização de uma Virada Cultural, o primeiro evento neste formato na Bahia.

Um verdadeiro caldeirão, com música (samba-de-roda, chula, rock and roll, frevo, jazz, surf music, rockabilly, reggae, chorinho, black music, samba-rock, blues, hip hop, rap, samba, música eletrônica, MPB e forró pé de serra), gastronomia, artesanato, poesia, capoeira e teatro de rua, distribuidos em mais de 30 horas de festa.

Os municípios de Santo Amaro, Vera Cruz, Juazeiro, Senhor do Bomfim, Bom Jesus da Lapa e Salvador, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe, serão representados por seus artistas. O setor hoteleiro e o comércio local, já vislumbram a alta com a invasão turística, alavancando a economia da charmosa Ilha de Itaparica.

Grupos culturais da própria localidade, que trabalham com o resgate e preservação do patrimônio da Ilha de Itaparica, estarão presentes em espaços destinados à confecção e venda de produtos artesanais, apresentando as comidas típicas e realizando campanha em prol do desenvolvimento sustentável. Como se não bastasse, haverá também uma tenda eletrônica com DJ's que prometem não deixar a peteca cair. Em resumo, promete.
_________________

LOCAL E DATA:

Dias 14 e 15 de outubro de 2011 – Praça de Mar Grande, Ilha de Itaparica.

ATRAÇÕES:

14 de outubro: Maviael Melo, Minho San Liver, Eduardo Alves, Chita Fina, Laurinha, Luciano Calazans, Manuca Almeida, Mensageiros do Vento, Zé da Mala, Dj Gug e Camisa de Vênus.

15 de outubro: Expresso 4, Sonekka, Tavito, Roberto Mendes, Morão di Privintina, Neto Lobo e a Cacimba, Retrofoguetes, A Volante do Sargento Bezerra, BaianaSystem, Versu2, Zé da Mala, Dj Gug


Vinícius Ribeiro

Read more...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Jingle "EU SOU DA CIDADE"

Já estão abertas as inscrições para o vestibular 2012.1 da Faculdade da Cidade. E para encantar seus mais novos possíveis alunos, a faculdade resolveu criar um jingle que toca, a partir desta segunda-feira (22).
Este jingle é cantado por um dos melhores músicos da Bahia, o grande compositor Gerônimo. A letra da música que Gerônimo interpreta é de Bob Bastos.
Longe de parecer relacionada à faculdade, a letra diz:

Sinto a Brisa do mar na pele
Ao entardecer...
E tenho o maior orgulho
De poder crescer...

Com essa gente guerreira de raça
Que ganha à vida com muito suor...

Estudante, ambulante
Doutor, vendedor,
Maria, Cristina, Nestor...

Um cafezinho na praça
Puxa um bate papo com o camelô
E o forte São Marcelo
Traz o Por do sol que Deus Abençoou

Sou Tradição na Cidade êê...
No coração da cidade
Quero de felicidade dizer...

Sou aluno da Cidade êê...
No coração da Cidade
Quero de felicidade dizer...
Que eu sou da Cidade...

Para quem ainda não conhece a estrutura de ensino da Faculdade da Cidade do Salvador, é melhor continuar pensando que “A Cidade” citada na música é Salvador da Bahia. Esta sim, tem muito a ver com a letra de Bob Bastos.

Para ouvir a música, acesse o site da faculdade.

Luciano Barreto.

Read more...

EVENTO: Conhecendo a Profissão 2011

Com formato talk show, o Conhecendo a Profissão 2011 possibilitará a interação entre estudantes e profissionais de várias áreas na discussão sobre os desafios e impactos das mídias sociais. As inscrições são limitadas!

Acesse o site: www.conhecendoaprofissao.com

PROGRAMAÇÃO:
Workshop 19/09 – 19:00 as 21:00
Estratégias de Comunicação no Facebook
Com: Priscila Muniz

Talk Show 20/09 – 19:00 as 21:30
Abertura: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil (A importância das comunicações nas redes sociais)

Professor José Carlos Almeida da Silva, Reitor Universidade Católica do Salvador

Thiago Falção -  PhD · Comunicação e Cultura Contemporâneas - Cibercultura
(Comunicação Digital e Redes Sociais)

Pedro Cordier
Creative Technologist da Agência Única.
"Case Tweetdoor"

Talk Show 21/09 - 19:00 as 21:30
Jefferson Beltrão - Radialista da CBN, Jornalista e Apresentador do BA TV da Rede Bahia (TV e Redes Sociais)

Naldão Animal - Radialista da Piatã FM (Rádio e Redes Sociais)

Cantora Ana Mametto (Entretenimentos dos artistas nas Redes Sociais)

LOCAL: Café Primaz
DATA: 19 a 21 de Setembro
INFORMAÇÕES: 71 9224-8552

Read more...

sábado, 6 de agosto de 2011

Observatórios de Mídia e Direitos Humanos se reúnem na Bahia

É comum ligar a TV no horário do almoço e assistir negros, jovens, mulheres, homossexuais, pessoas com deficiência – sempre pobres – tendo sua identidade ridicularizada e diminuída em programas classificados como jornalísticos.  Para discutir questões como essas, dia 11 de agosto (quinta-feira), a partir das 09h, acontecerá o Seminário Observatórios de Mídia e Direitos Humanos, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), em Ondina.

O Seminário tem como objetivo discutir metodologias de monitoramento de mídia, além de processos de mobilização e encaminhamentos legais dos dados gerados pelos observatórios de mídia de todo o país. A programação do Seminário conta com Edgard Rebouças, professor e coordenador do Observatório de Mídia Regional da Universidade Federal do Espírito Santo; Adriano Guerra, jornalista e membro da Rede ANDI Brasil; Ivan Moraes, jornalista e membro do Centro de Cultura Luiz Freire de Pernambuco; do Secretário Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena;  o Secretário Estadual de Comunicação, Robinson Almeida; além de Giovandro Ferreira, professor e diretor da Faculdade de Comunicação; Daniella Rocha, jornalista e gestora da CIPÓ – Comunicação Interativa e Pedro Caribé, jornalista e membro do Intervozes.

Durante o Seminário será lançado da pesquisa em “A Construção da violência na televisão da Bahia” em formato multimídia em CdRom e em Livro, editado pela Edufba. A pesquisa foi produzida opelo Observatório de Mídia e Direitos Humanos da Bahia. A pesquisa analisou a violação de direitos humanos na mídia televisiva, tendo como objeto de estudo os programas Se Liga Bocão (TV Itapoan, afiliada da TV Record) e “Na Mira” (TV Aratu, afiliada do SBT).

Observatório na Bahia – Iniciado em junho de 2009, o Observatório de Mídia e Direitos Humanos na Bahia foi criado para ampliar e tornar visível a pauta dos direitos humanos no estado. O Observatório fortalece e articula a sociedade civil em torno dos direitos humanos e das políticas públicas de comunicação. Atua em duas frentes: (1) monitoramentos e análises sobre violação de direitos humanos por produtos midiáticos impressos e eletrônicos; e o encaminhamento dos dados e denúncias para movimentos sociais e órgãos competentes. (2) mobilização da sociedade civil - a partir da atuação em espaços de democracia participativa, como Conselhos de Direitos, Redes, Fóruns e Grupos de Trabalho - para incidir sobre o Poder Público na elaboração e implementação de políticas públicas de comunicação no estado.

O Observatório faz parte do Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC), órgão complementar da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. O projeto é realizado através de uma parceria entre a CIPÓ – Comunicação Interativa, a Facom/UFBA e o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social e tem a FordFundation como parceiro financiador.


Serviço:
Data: 11 de agosto de 2011
Horário: 9h às 18h
Local: Faculdade de Comunicação da UFBA (Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina, Salvador -3283-6191)
Gratuito . Certificado de extensão: 8 horas

Mais informações:
 
Fernanda Pimenta – 3503-4477 | fernandapimenta@cipo.org.br

Read more...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Conexão VIVO desembarca em Salvador com 55 atrações

De 11 a 14 de agosto, Pituba será palco de grandes encontros

Com a missão de conectar artistas e valorizar a riqueza da cultura do país, a próxima temporada de shows do Conexão Vivo acontece de 11 a 14 de agosto. O programa contará com a participação de 55 artistas de oito estados brasileiros, além de uma atração internacional.
Quem abre o circuito na Praia da Pituba, na quinta-feira (11), é a cantora paraense Juliana Sinimbú, que traz como convidado o conterrâneo Felipe Cordeiro, representante da nova geração de artistas dedicados aos ritmos amazônicos como o carimbó e a lambada.

Alguns dos mais bem-sucedidos encontros da edição belo-horizontina do Conexão Vivo, realizada entre abril e maio deste ano, se repetem na temporada baiana. É o caso da dobradinha entre Black Sonora (MG) e o “imorrível” Di Melo (PE), com um show suingado, dedicado à música negra e ao soul brasileiro; da parceria entre o instrumental de Juarez Maciel e Grupo Muda (MG) e a guitarra de Edgard Scandurra (SP), um dos mais celebrados em seu instrumento no país; e ainda do mestre do samba-rock Marku Ribas (MG) com Zérró Santos (SP), para uma mistura de ritmos caribenhos e jazzísticos.



Reencontram-se também o virtuosismo violonístico de Gilvan de Oliveira (MG) com o ícone dos trios elétricos Armandinho (BA), antecipando a pegada roqueira dos inquietos e irreverentes uberlandenses do grupo Porcas Borboletas (MG) com o titânico Paulo Miklos (SP). Para encerrar a noite, o pernambucano Ortinho (PE) recebe a lendária guitarra de Pepeu Gomes (BA) para uma canja luxuosa.



Na sexta-feira (12), a largada se dá com o encontro dos paraibanos Babilak Bah, radicado em Minas Gerais, e Chico Correa para um dueto de enxadas, tambores e sopros, em fusão eletrônica. Iva Rothe (PA) e os sotaques das mulheres paraenses se juntam ao compositor de clássicos do carnaval de Salvador Gerônimo Santana (BA).

O terceiro show da noite vem carregado da presença das mulheres do Três na Folia - Cláudia Cunha, Manuela Rodrigues e Sandra Simões (BA), seguido por outro encontro feminino da baiana Márcia Castro e suas convidadas Mariella Santiago (BA), Mariana Aydar (SP) e a cantora internacional Mayra Andrade, de Cabo Verde.

O requinte característico da escola harmônica mineira de Pedro Morais se reúne à banda Maglore (BA). Para fechar a noite com muito embalo, o reverenciado cantor pernambucano Lenine (PE) sobe ao palco após a performance sempre marcante da diva paraense do tecnomelody, Gaby Amarantos.

As 27 atrações do fim de semana, começam com o som do sertão do grupo baiano Sertanília que traz como convidados os ex-integrantes da banda Cordel do Fogo Encantado, Nego Henrique e Emerson Calado (PE), no sábado (13). Dos baixos do viaduto Santa Teresa, um dos principais marcos arquitetônicos de Belo Horizonte, o projeto Família de Rua na Estrada apresenta o Duelo de MC´s (estado), com o improviso dos vocalistas do hip hop. Em seguida, Alisson Menezes e a Catrupia (BA) recebem Paulo Monarco (MT) e Maviael Melo (BA) para uma celebração embalada pelo reisado, o coco, o maracatu, o samba de roda, a poesia e os cordéis.

O quarto show da noite reúne a delicadeza desconcertante da compositora Érika Machado (MG) à inquietação da cantora Rebeca Matta (BA), passando pela música eletrônica, o rock e a MPB. A gafieira do Senta a Pua! (MG) divide o palco com a ousadia e o suingue da diva black Elza Soares (RJ) e o respeitado instrumentista Eduardo Neves (RJ).

O Samba do Compositor (MG) abre alas para o samba do recôncavo de Mariene de Castro (BA), numa festa embalada pelo samba-de-roda que prepara o terreno para o grande momento da noite, com a primeira apresentação do grupo A Cor do Som (BA) na retomada de sua formação original, de 1977, que reaviva um momento marcante da música brasileira.


O grupo percussivo Mundo Novo (BA) recebe o ícone da bateria Wilson das Neves (RJ) na abertura da programação de domingo (14), antecedendo o encontro entre os baianos Peu Meurray e Magary. A atração seguinte é Manuela Rodrigues (BA), que convida Romulo Fróes (SP), um dos nomes mais celebrados da nova geração de compositores e um de seus parceiros no seu segundo álbum, Uma Outra Qualquer Por Aí.


Gustavo Maguá (MG) recebe o vocalista do Clube do Balanço, Marco Mattoli (SP), um dos maiores responsáveis pela reabilitação e a renovação do samba-rock nos anos 90. Com três décadas de carreira recém-completadas, o precursor do reggae mineiro Celso Moretti (MG) encontra o ícone nacional do gênero, Edson Gomes (BA). Para encerrar o circuito de shows na Pituba, um pouco mais cedo que nos demais dias, Lenine sobe novamente ao palco, dessa vez a convite do cantor e compositor Flávio Renegado (MG) e sua contagiante mistura de rap, samba e pop.


Programação continua na Bahia

A etapa do Conexão Vivo na Pituba é só o primeiro passo de uma ação contínua de projetos e eventos previstos para 2011. A capital volta a ser palco do programa entre 16 e 18 de setembro, com cerca de 40 atrações no Pelourinho.
Ainda em agosto, Itabuna, abre dias 26 e 27, as atividades no interior baiano, que se estendem em setembro a Feira de Santana (2 e 3) e Vitória da Conquista (9 e 10) e em outubro a Juazeiro (21 e 22).
Em paralelo, artistas e gestores patrocinados pelo programa percorrem as cinco cidades da edição baiana com uma intensa programação de oficinas, workshops, debates e palestras, nas 31 atividades que integram o ciclo de ações formativas.




 















Fonte: Site Conexão Vivo.

Read more...

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Alunos assistem aula de Oficina de Impresso I

Cerca de 20 alunos do terceiro semestre do Curso de Jornalismo (Noturno) compareceu à Faculdade da Cidade na noite desta segunda-feira, dia 1° de agosto (Veja fotos na página da Turma da Faculdade no Facebook). A aula que seria ministrada pela professora Nádya Argôlo, na sala 504, do Edifício Bradesco foi transferida para o Laboratório de Computação Gráfica do Edifício Nobre para que os universitários pudessem utilizar os equipamentos de informática.
Nesse primeiro encontro a mestra detalhou sobre os aspectos gráficos dos jornais A Tarde, Correio e Tribuna da Bahia passando informações sobre manchetes, títulos, sub títulos, intertítulos, fotografias, legendas e ainda sobre a estética e diagramação dos jornais. Na oportunidade Nádya destacou que a leitura é fundamental para quem escolhe ser jornalista. “Leiam jornais, revistas e livros porque quem lê terá condições de escrever com clareza, objetividade, coerência e concisão”.

Nádya Argolo.

Read more...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blog's de Alunos

Você acha que o AUMENTO DAS MENSALIDADES na FCS condiz com a estrutura do curso que ela oferece?

Seguidores

Vamos jogar?




nível 0 -- o Computador é completamente tonto.
nível 1 -- O Computador é mais esperto.
nível 2 -- Você pode conseguir ganhar (somente se você começar).
nível 3 -- O Computador NÃO perde.

Postagens mais lidas no Blog

Divulgue este blog em seu site

Turma de Jornalismo da FCS

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP