Você e o Meio Ambiente
As pessoas tendem a encarar as questões ambientais como se fosse uma abordagem distante delas mesmas. Esquecendo, que a preservação do meio ambiente não se restringe aos cuidados efetuados unicamente aos rios e florestas, ou seja, distantes dos grandes centros. Os cuidados com o meio ambiente devem ser tomados a partir de uma lógica naturalmente particular, e ao alcance de nossas vistas.
É comum, vermos pessoas preocupadas em passar uma imagem supostamente ecológica, no entanto, o que insistem em preservar são os maus costumes construídos no passado. Diariamente, observamos pequenos “ranços” do nosso cotidiano sendo repetidos de forma sistemática.
O lixo colocado em local impróprio, às embalagens descartáveis que automaticamente são jogadas ao chão, o óleo doméstico descartado na encanação residencial, o uso irracional da água, o uso (muitas vezes) desnecessário do automóvel, entre outros exemplos, são medidas que precisam ser repensadas em prol de um ambiente melhor.
Uma pesquisa realizada pelo instituto Akatu, revelou que 86% dos jovens brasileiros, de 18 a 35 anos, possuem uma baixa consciência ambiental. Os jovens apontam como exemplos de prioridades sociais, a segurança pública e a desigualdade econômica.
A pesquisa aponta também, que a informação seria capaz de reparar tal comportamento. Cerca de 40% dos jovens entrevistados responderam que gostariam de obter mais informações sobre estilos de vida sustentáveis, o que serviria como fator determinante para que eles adotassem hábitos mais conscientes.
É evidente o longo caminho a ser trilhado rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas, é possível minimizar o impacto ambiental através de atitudes que estão ao alcance de todos. Lembrando-se que, seu lixo é seu resíduo, portanto, sua responsabilidade.
Vinícius Ribeiro