terça-feira, 12 de abril de 2011

Você e o Meio Ambiente


As pessoas tendem a encarar as questões ambientais como se fosse uma abordagem distante delas mesmas. Esquecendo, que a preservação do meio ambiente não se restringe aos cuidados efetuados unicamente aos rios e florestas, ou seja, distantes dos grandes centros. Os cuidados com o meio ambiente devem ser tomados a partir de uma lógica naturalmente particular, e ao alcance de nossas vistas.

É comum, vermos pessoas preocupadas em passar uma imagem supostamente ecológica, no entanto, o que insistem em preservar são os maus costumes construídos no passado. Diariamente, observamos pequenos “ranços” do nosso cotidiano sendo repetidos de forma sistemática.

O lixo colocado em local impróprio, às embalagens descartáveis que automaticamente são jogadas ao chão, o óleo doméstico descartado na encanação residencial, o uso irracional da água, o uso (muitas vezes) desnecessário do automóvel, entre outros exemplos, são medidas que precisam ser repensadas em prol de um ambiente melhor.

Uma pesquisa realizada pelo instituto Akatu, revelou que 86% dos jovens brasileiros, de 18 a 35 anos, possuem uma baixa consciência ambiental. Os jovens apontam como exemplos de prioridades sociais, a segurança pública e a desigualdade econômica.

A pesquisa aponta também, que a informação seria capaz de reparar tal comportamento. Cerca de 40% dos jovens entrevistados responderam que gostariam de obter mais informações sobre estilos de vida sustentáveis, o que serviria como fator determinante para que eles adotassem hábitos mais conscientes.

É evidente o longo caminho a ser trilhado rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas, é possível minimizar o impacto ambiental através de atitudes que estão ao alcance de todos. Lembrando-se que, seu lixo é seu resíduo, portanto, sua responsabilidade.


Vinícius Ribeiro

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Luciano Barreto 13 de abril de 2011 às 01:39  

Este tema é tão importante, mas as pessoas ainda não deram conta disso.
Há algum tempo, escrevi sobre este assunto em um dos meus blogs... e relacionei uma reportagem da TV Globo que indicava Salvador como a cidade mais suja do Brasil. Acho que ainda hoje é classificada assim. Pelo menos, de lá pra cá, eu não vi nenhuma mudança.

Veja o Blog:
http://amateriadasemana.blogspot.com/2010/03/o-meio-ambiente-o-lixo-e-sua-producao.html

Vinícius, muito bem escrito seu texto.
É isso aí galera! Já passou da hora de termos consciência.

Luciano Barreto 13 de abril de 2011 às 08:58  

Acabei de receber via email a informação abaixo:

Tem alguma TV velha? Computador sem uso? Videocassete enconstado guardado no porão? Então leia abaixo e descubra como descarta-lo sem agredir o meio ambiente! LEIA E REPASSE!

Uma parceria feita entre a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) e os irmãos Joseval e Joandro Araújo possibilitam o destino correto do lixo hi-tech. “Quando solicitados, os irmãos fazem a coleta de equipamentos de casa em casa gratuitamente. É só ligar e agendar". O depósito fica na Rua do Carneiro, 54, no bairro de Nazaré. Os telefones para contato são (71) 3241-1463 / 9945-9721 / 8826-0323. Através do site da Limpurb (http://www.limpurb.salvador.ba.gov.br/Template.asp?nivel=00030006&identidade=72), é possível encontrar informações sobre o destino correto do e-lixo, e também sobre a coleta seletiva de lixo. O telefone da Limpurb é (71) 3186-5000.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blog's de Alunos

Você acha que o AUMENTO DAS MENSALIDADES na FCS condiz com a estrutura do curso que ela oferece?

Seguidores

Vamos jogar?




nível 0 -- o Computador é completamente tonto.
nível 1 -- O Computador é mais esperto.
nível 2 -- Você pode conseguir ganhar (somente se você começar).
nível 3 -- O Computador NÃO perde.

Postagens mais lidas no Blog

Divulgue este blog em seu site

Turma de Jornalismo da FCS

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP